quarta-feira

Já está um homem!!!

O rapaz está "naquela" fase e a mãe galinha segura o instinto de o mimar 24 horas por dia e por aí adiante... o moço está mais comedido nesse campo e até se esquiva às vezes, acreditam nisto?! 
Ok, eu respeito... e faz parte do seu desenvolvimento, incentivo a autonomia e tal... mas aqui entre nós... custa um bocadito ver o pinto empoleirar-se sozinho, mas enquanto não cantar de galo... está tudo bem! :-) Esta semana lembrámos-nos de fazer um bolo de bolacha, porque ao papá apetecia-lhe doces... o mais velho não se faz rogado e acho que o mais novo também não diz que não. 
Resultado... o bolo ainda resiste no frigorífico, mas quase nos finalmentes...  
 E hoje, depois do jantar, como rapaz crescido que já é... foi lavar a loiça!  E tínhamos de tirar umas fotos, claro! Olhem bem para aquela expressão de orgulho... e não viram vocês a nossa! Babas à parte, estamos mesmo felizes com estes feitos! E se o vissem a limpar o pó no fim de semana! Muito aprumadinho! :-)
Além disso, este sorriso afasta qualquer sombra que teime em pairar por aqui! E faz-nos tão bem!
Esta semana fui a mais uma consulta e levei-o comigo, adorou ouvir o coração do mano e acho piada à comparação com o galope de um cavalo! Foi tão giro! Acompanha-me sempre que é possível, e agora que está de férias tem ajudado muito mais em casa, está constantemente a recomendar-me o descanso que o médico referiu, e até me lembra de beber água, o que é óptimo, porque assim bebemos os dois (os três) que a ele também lhe faz falta! Lembra-se da medicação de ambos... enfim... está um homem! Conversa muito com o mano e lá vai partilhando os seus planos para ambos: passear, ir beber café, levá-lo à escola para conhecer os amigos...

sexta-feira

Tempo...

"O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno."

de William Shakespeare 

Hoje dei por mim a pensar nisto... cada dia, uma pancada diferente, e se me pusesse para aqui a divagar sobre o assunto... isto dava pano para mangas porque só esta semana foi assim:

Na segunda-feira foi o Dia do Pai, pensei no efeito que o tempo teve para consolidar esta relação maravilhosa da qual sou testemunha, que me deixa muito feliz e embevecida ao admirá-la. Logo cedo, o Dé foi entregar uma prenda, feita por ele, ao Anjo Maior acordado de uma noite muito mal dormida, mas isso não impediu nenhum deles dos carinhos tão próprios de Pai e Filho e o tempo exclusivo dos dois foi depois do jantar... sem a Mãe Galinha por perto...
Dei por mim a recordar um tempo muito distante em que a presença do meu pai e do meu avô eram uma certeza ao fim do dia...

Na terça-feira o Anjo Maior fez-me uma surpresa linda! Foi ter comigo à aula de preparação para o parto, foi dia de ginástica e exercícios respiratórios! Enquanto os outros pais estavam lá sentadinhos nas cadeiras à porta a olhar para as senhoras nos colchões, ele entra e foi direito a mim, sentou-se no chão e esteve ali, pertinho! Fiquei comovida, óbvio!!!

Na quarta-feira foi o Dia Internacional da Trissomia 21 / Síndrome de Down e como o tempo fez toda a diferença!!! Quase 12 anos de aprendizagem, de desafios, de luta, de informação sobre tudo e mais alguma coisa (e ainda continua...), de imaginação, de descoberta, de crescimento, de responsabilidade, de trabalho, de reconhecimento, de humildade, de perseverança mas sobretudo de muito, muito Amor incondicional que tornou todos os obstáculos apenas riscos na pintura... as mossas foram-se! 
Foi também dia da última consulta com a obstetra do hospital... e agora acho o tempo demasiado rápido! A tensão estava ligeiramente alta, FINALMENTE aumentei de peso (não sei se eu se ele!) e a barriga está enorme! O bebé está bem, ligeiramente maior, ainda assim abaixo do percentil que é suposto, mas como nós não somos perfeitos, não temos esse tipo de expectativas! Além disso, o parto será (supostamente) mais fácil, a previsão é entre 7 a 10 de Abril, saí de lá com o CTG marcado para dia 10 e se não nascer até dia 17, devo apresentar-me na maternidade às 8h da manhã para o rapaz sair daqui...
Fomos jantar fora, nós os 3 (aliás, os 4)... nem me lembro da última vez que o fizemos, mas soube-nos muito bem! Não sei daqui a quanto tempo vamos poder repetir...

Ontem foi dia de compras, felizmente podemos encher a dispensa, o frigorífico e o depósito do combustível  para estarmos abastecidos para os tempos que se aproximam, mais vale estar prevenidos... e apesar de usar todos os descontos e vales, os preços estão altos... e apesar do esforço hercúleo do Anjo Maior, de vez em quando sinto-me... mal, desconfortável... quero contribuir para o orçamento da casa, mas actualmente não dá! Ele apoia-me incondicionalmente... E ainda me ofereceu uma rosa linda, para eu parar de dizer disparates... funcionou!!!

E hoje... bem, hoje é sexta-feira! :-)

domingo

Sabemos que...


... vai (continuar a) ser um excelente pai quando o seu sorriso ilumina a casa toda enquanto faz aparecer um helicóptero ou um barco em legos da idade dele! Fiquei tão emocionada!!!!!!!! É lindo de se ver!
Ah... e o jantar... amor, estava divinal!!! ;-)

quarta-feira

Ela aí está!

Já andávamos à uns tempos para tirar fotos, e assim, num de repente, o Anjo Maior foi buscar a máquina e voilá! Já estamos com 36 semanas e meia os miminhos multiplicam-se diariamente. Vivemos um turbilhão de emoções e não é fácil gerir isto! São só coisas boas mas são TÃO boas... Não é que me esteja a queixar nem nada do género, claro que não!!! E da mesma forma que sinto em mim, também vejo no Dé e no ansioso do papá! A união da nossa família tem sido algo de fantástico! Ahhh... o Amor é lindo!!! 
Entretanto casámos... pelo facebook, LOL!!! O que não é de estranhar, quase todas as etapas da nossa relação foram precedidas pelo sentimento e pelas palavras e declaradas via telemóvel ou on-line, modernices! Depois "ao vivo e a cores", assim, de carne e osso! :-) Desde o momento em que nos conhecemos até à partilha da notícia da nossa gravidez... E porque não?!
Ontem fui a mais uma aula da preparação para o parto, gosto mesmo daquilo! Venho de lá com uma energia renovada, mais segura e esclarecida e a partilha de experiências e dúvidas são sem dúvida momentos muito especiais! No fim fui falar com a enfermeira e ansiava pesar-me, para ver se já tinha ganho, nem que fosse meio quilito... mas nada! Estou exactamente com o mesmo peso de sempre, não aumentei nada!!! Entretanto o menino ontem esteve sempre muito mexido, e até está a dar sinal agora :-) E eu a pensar que esta semana que passei a "trabalhar para a engorda" ía dar nalguma coisa...
No domingo o Anjo Maior propôs-me uma experiência, sobre algo que já tínhamos conversado antes... ligou os head phones ao portátil e pôs o bebé a ouvir Andrea Bocelli - Sogno... e foi mágico! :-) Mexeu-se compassadamente e deu-nos a sensação que gostou, a barriga movia-se devagar e foi lindo, lindo! Já quando ouve Queen acontece o mesmo... tem bom gosto musical! ;-) 
Anda tudo ansioso que o rapaz saia cá para fora, só eu é que não tenho pressa... nenhuma! Só quero que eles cresça, engorde, seja saudável e que saiba que que o amamos muito, agora a hora H... é quando ele quiser, e nós cá o esperamos! As malas estão prontas e acho que está tudo preparado, dentro do possível para quando for a altura. O mano já conta os dias até à data prevista, o pai está convencido que vem antes, e eu... bem, eu aguardo, calmamente e a apreciar cada segundo!


sexta-feira

Bactérias...

Ontem à tarde, o Dé de "molho" na banheira, pega no puff e enquanto tomava o seu banho, diz num tom muito conciso e de sobrolho franzido:

-"Vou-te apanhar, sua... bactéria!"

LOL... e seguiram-se outras do género salientando a palavra bactéria e a entoação do "C"!!! 

Tive de rir, pois claro!

terça-feira

Fui hoje à consulta

... e o Anjo Maior foi comigo.
O bebé mexe bem e está tudo ok com ele, mas fiquei um bocado sentida... ele é pequenino, está ligeiramente abaixo do percentil e o facto de eu não aumentar de peso (até agora tenho andado só a perder... desde o inicio a gravidez já se foram pelo menos 2 kilos, e se tivermos em conta o peso do bebé, mais o liquido, placenta, etc... já foram mais) e não tenho feito nada de especial que contribua para essa perda... 
Não consigo evitar de me sentir responsável, pois mesmo estando em casa desempregada, tenho coisas para fazer em casa (e se juntarmos o estado emocional resultante do que temos passado nos últimos meses, não é de surpreender- Recomendaram-me muito repouso (inclusive dormir) e algum ganho de peso nestas semanas, para ver se o pequenote engorda... e eu... já que no outro dia, depois de apertar o soutien, em frente ao espelho vi nitidamente o relevo dos ossos da minha caixa torácica... assustei-me um bocado e fiquei impressionada. 
 Também não tenho dormido nada de jeito e o que sonho faz-me desejar acordar, bolas!!! Ao menos a tensão arterial tem estado estável nos 120/80... 120/75... por aí. As análises também estavam bem e todos os parâmetros de avaliação também. Hoje o piriquito mais novo voltou a fugir quando o dr. tentava ouvir os batimentos cardíacos, apesar do espaço estar a ficar mais apertado, o rapaz lá arranja forma de brincar com isto tudo! 
E pronto, agora estou aqui "de papo para o ar" literalmente a trabalhar para a engorda! Nunca pensei dizer/escrever isto algum dia! Sempre tive excesso de peso e agora tenho de arranjar forma de engordar...

sexta-feira

Andamos tão cansados...

Fomos fazer a ecografia do 3º trimestre à Fetus Vitae e levámos a madrinha, mas o rapaz não deixa "fotografar" a cara, em vez disso oferece-nos uma vista pormenorizada dos genitais... mas que feitiozinho, hã?! Desde a semana passada (quando fizemos a eco no hospital) aumentou de peso... já vai nos 2,455 Kg e a crescer. Que bênção! Publicidade à parte, aqui por casa (e no carro) ouve-se a M80 e algumas músicas mais actuais... damos por nós a perguntar que tipo de música que irá ele ouvir, daqui a 10, 20, 30 anos... até lá espero que lhe agrade o nosso gosto também. O meu gosto foi sem dúvida influenciado por o que os meus pais ouviam!
Têm sido uns dias esgotantes, e as noites são tão curtas... mas ânimo... lá nos vamos tentando levantar a cada tombo e para contrariar a inercia, há que manter a actividade, ir mexendo e manter a cabeça ocupada! Entre arrumações (por causa da mudança da minha avó) e últimos preparativos para a hora H... que se aproxima... agora parece que mais rápido... Esta semana levei o Dé à consulta com o cirurgião, para a revisão da operação de Janeiro, e está a correr tudo bem, a cicatrização está a andar e tudo com bom aspecto. Depois levei-o à escola, anda todo animado com a galinha de barro e o carrinho de madeira que por lá tem estado a fazer. Só fala no mano, e lembra-nos que está quase... O super-homem foi atacado pela criptonite... ou antes uma gastroentrite! Às 5 e pouco da manhã lá fomos a caminho do hospital, e ficou 2 dias em casa, hoje voltou ao trabalho, tem uma ética e vontade invejável! Também já está melhor... felizmente!

ÚLTIMA HORA: Acabei de saber que a minha bisavó foi levada para as urgências... oh céus... :-(